Planos de Ensino 2020-2

ORIENTAÇÕES

Os Planos de Ensino de 2020-2 seguirão os mesmos preceitos básicos dos de 2020-1. Entretanto há pequenas mudanças pontuais importantes. Então, sugerimos a leitura do FAQ abaixo antes da feitura de seu Plano de Ensino.

Quais as disciplinas, turmas e horários que eu lecionarei em 2020-2?

Os horários e alocações de 2020-2 já estão definidos e podem ser consultados no CAGR (Cadastro de Turmas).

Qual é o calendário de aulas para 2020-2?

O semestre de 2020-2 terá 16 semanas de aula:

  • começa dia 01/02/2021

  • termina dia 22/05/2021

O Calendário completo está no link a seguir: (minuta não publicada, mas já aprovada pelo CUn)

Calendário 2020-2

O modelo de Plano de Ensino mudou?

SIM.

A tabela “Condições de Oferta de Ensino Remoto” mudou.

Então eu não poderei reutilizar o mesmo Plano de Ensino usado em 2020-1?

NÃO.

Algumas coisas mudaram. Você poderá fazer copiar/colar de muita coisa, mas não poderá reutilizar, na íntegra, seu Plano de 2020-1.

O que basicamente mudou nos Planos de 2020-2 em relação aos de 2020-1?

Além da maioria das informações já presentes nos Planos de 2020-1, essa nova versão inclui dados necessários em virtude da análise do transcorrer deste semestre. Você deverá informar adicionalmente:

  • horários originais no CAGR

    • Essa informação está no Cadastro de Turmas do CAGR

    • ATENÇÃO: se aparecer um “AUX-LIVRE” ao lado do horário da disciplina isso significa, apenas, que não foi alocada uma SALA do CTJ para execução das aulas.

  • horários em que fará suas atividades síncronas (dentre aqueles estabelecidos acima)

  • regularidade das atividades síncronas de atendimento e aulas (exceto as avaliações)

Em 2020-1 me foi demandado dar anuência para os estudantes fazerem matrícula com choque de horários. Terei de fazer isso novamente em 2020-2?

NÃO.

Uma vez que você assinalar em quais dos seus dias/horários de aula poderá haver eventos síncronos, os demais dias/horários serão automaticamente liberados no CAGR antes da matrícula. Os alunos somente poderão realizar a matrícula em choque naqueles horários em que o CAGR estiver liberado.

Não haverá formulários de anuência para matrícula em choque.

Se eu não quiser liberar matrículas com choque de horários, o que eu faço?

Assinale todos os horários do CAGR como  passíveis de ocorrer eventos síncronos. Lembramos que isso impedirá os alunos de realizarem matrículas com choque como previsto na Resolução 140/2020/CUn. Então, seja consciente com esta decisão!

Eu poderei NÃO assinalar nenhum dos horários CAGR para as atividades síncronas?

NÃO. Você deve assinalar pelo menos UM de seus horários do CAGR para atividades e eventos síncronos.

Eu poderei conduzir a disciplina em formato 100% assíncrono em 2020-2?

NÃO. Isso é proibido pela Resolução 140/2020/CUn e foi ratificado pela PROGRAD.

Você deverá realizar atendimentos e/ou aulas síncronos com uma regularidade mínima informada no Plano de Ensino.

Por que terei de informar a regularidade para a ocorrência das Atividades Síncronas de atendimentos e aulas (excluídas as avaliações)?

Foi constatado, em inúmeras situações, um descompasso entre as atividades informadas no Plano de Ensino e as efetivamente realizadas pelos docentes. Isso causou bastantes dúvidas nos estudantes (há atividades síncronas de aula e atendimento? Quando? Com que periodicidade?). Para contornar isso, solicitamos que essas informações sejam explicitadas no Plano de Ensino.

Então eu terei de realizar uma atividade síncrona de atendimento ou aula com uma periodicidade máxima quinzenal (como colocado no Plano de Ensino)?

SIM.

Após a análise de muitas situações que se apresentaram e de observações dos próprios estudantes, consideramos como aceitável que o professor deva se colocar à disposição dos estudantes de forma síncrona pelo menos 2 vezes por mês de aula – observando que no regime presencial a periodicidade é muito maior que essa.

ATENÇÃO: a Resolução 140/CUn não permite que a disciplina seja 100% assíncrona. Nem mesmo cursos EAD podem operar sem uma periodicidade de encontros presenciais.

No modelo de 2020-2, notei que no item “Cronograma de Atividades” há algumas observações em vermelho. O que significam?

Uma questão recorrente nos Planos de Ensino foi especificação vaga de quando estão planejados os eventos e distribuição de conteúdo ao longo do semestre. Isso causou muita confusão para os estudantes. Por isso, solicitamos mais clareza neste sentido.

O(A) docente deve especificar mais claramente quando ocorrerão as atividades síncronas, a regularidade de postagem de material, a distribuição de conteúdos ao longo do semestre, atividades de avaliação, etc. (em datas ou, pelo menos, em semanas!!)

Em “Metodologia de Avaliação” também há uma observação em vermelho. Explique por favor.

O(A) docente precisa expressar bem claramente como se dará a avaliação na disciplina. É fundamental informar como será feita a avaliação, sua periodicidade/datas, plataforma a ser utilizada, critérios/pesos de notas, etc. Sem essas informações, os estudantes não conseguem se programar.

Onde eu acho o modelo de Plano de Ensino para 2020-2?

AQUI.

Como deve ser formato o arquivo de Plano de Ensino para envio?

Você deve preparar um arquivo PDF, um para cada turma da disciplina,  com o seguinte formato de nome:

EMB5xxx_turma_20202.pdf (Exemplo: EMB5602_07605_20202.pdf)

ATENÇÃO:

  • não envie arquivos de formato diferente de PDF (arquivos docx, odt, etc. serão devolvidos);

  • não introduza qualquer outro caracter no nome do arquivo diferente do especificado (não coloque espaços, barras, pontos e hífens adicionais).

Ao que eu preciso estar atento(a) ANTES de fazer o envio do arquivo?

Confira atenta, paciente e detalhadamente seu Plano de Ensino!

Sabemos que eventualmente pode haver enganos e estamos à disposição para corrigi-los. Mas pediríamos encarecidamente a conferência do arquivo em busca de erros para evitar retrabalhos (de sua e de nossa parte)!

Qual o link para upload dos arquivos de Plano de Ensino?

AQUI

Como eu sei se ocorreu tudo bem com o envio do meu Plano de Ensino?

Sistema de Consulta de Planos de Ensino do EMB.

Infelizmente enviei o arquivo do Plano de Ensino com erros. O que eu faço?

Você deverá preencher a Planilha de Erros (link abaixo). Diariamente verificarei essa planilha, apagarei os arquivos com erros, e comunicarei isso na própria planilha.

Uma vez que o arquivo incorreto foi apagado, você poderá reenviar o novo arquivo.ATENÇÃO: não envie um novo arquivo antes que tenhamos apagado o arquivo anterior! Isso porque se o sistema detectar outro arquivo com mesmo nome, ele alterará este nome e seu arquivo não aparecerá para os Coordenadores de Curso e alunos!!!!

Planilha de Erros